Results for 'Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto'

991 found
Order:
  1.  8
    Da patologização do humano à heterogênese urbana.Dimitri Marques Abramov & Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):70-83.
    O século XX trouxe uma ciência impossível: a ciência da mente. Esta ciência ignora os problemas semiológico, nosológico e sociocultural a ela inerentes e que a inviabilizam. Como resultado, observamos a criação de uma pandemia global de transtornos mentais, majoritariamente administrados através de psicofármacos. Em contraponto, o pensamento filosófico desafia esta logica desde Canguilhem, passando por Michel Foucault, Deleuze & Guattari, dentre tantos outros. E da Éticaespinosana dos afetos e afecções, nasceu a Heterogênese Urbana (HU), que tem como objeto original (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Prolegômenos.Paulo de Tarso Menegon - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):54-70.
    Nossa pesquisa, em três momentos, tem o objetivo de acompanhar a virada noética da lógica a partir do parágrafo 67 dos Prolegômenos quando Husserl buscará fundamentar a estrutura subjetiva e a lógica pura enquanto condição de possibilidade de conhecimento e, assim separar os domínios lógicos dos domínios psicológicos do conhecimento. Num segundo momento, tentaremos elucidar como essas demarcações são possíveis a partir da lógica em vista da passagem à possibilidade subjetiva em geral do conhecimento a qual o filósofo nomeou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  18
    Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada.Juliana Aparecida de Paula Schuller, Lilian Cristina Gomes do Nascimento, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra, Paulo de Tarso Nazar, Cléria Maria Lobo Bittar & Maria Georgina Marques Tonello - 2020 - Aletheia 53 (2).
    Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudoobjetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Educação para o pensar.Francisco Evangelista & Paulo de Tarso Gomes (eds.) - 2003 - Campinas, SP: Alínea Editora.
    Para além da doutrinação, que busca dizer ao educando precisamente o que pensar e da lógica que busca dizer uma forma correta de pensar, os debates contifos neste livro enfocam as possibilidades do pensar, desenvolvendo temas tão diversos como a necessidade social do pensar, as possibilidades da argumentação no conflito social, o sentido da filosofia como prática na educação, as relações que provocam o pensar nas diferentes fases de desenvolvimento do educando.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  4
    Uma defesa do princípio da maioria no contexto dos debates sobre a legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis.Martônio Mont'Alverne Barreto Lima & Paulo de Tarso Fernandes Souza - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):184-195.
    O principal objetivo deste artigo é realizar uma crítica ao argumento segundo o qual o princípio majoritário apresenta riscos à democracia, usualmente empregado pelos defensores da legitimidade democrática do controle jurisdicional de constitucionalidade das leis. Em uma sociedade democrática, onde os princípios da liberdade e da igualdade são adotados, o princípio majoritário fornece um critério justo para identificar os pontos de vista que devem prevalecer ao final de processos coletivos de tomada de decisão. As regras da unanimidade e da maioria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Preface to Richard Rorty and Philosophy of Cultural Politics.Susana de Castro & Paulo Ghiraldelli - 2011 - Contemporary Pragmatism 8 (1):1-2.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  15
    Livros e Bienal.Pedro Paulo Pimenta, Eder Corbanezi, Alexandre Amaral Rodrigues & Rosa Gabriela de Castro Gonçalves - 2021 - Discurso 51 (2):193-205.
    Resenha dos livros Aisthesis. Cenas do regime estético da arte e Le temps du paysage. Aux origines de la révolution esthétique, de Jacques Rancière. De As três fontes das filosofias da história, de Bertrand Binoche, e de A filosofia da fisiocracia: Metafísica, política, economia, de Thiago Vargas. Conta ainda com uma resenha da 34ª Bienal de São Paulo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    Motor Coordination Correlates with Academic Achievement and Cognitive Function in Children.Valter R. Fernandes, Michelle L. Scipião Ribeiro, Thais Melo, Paulo de Tarso Maciel-Pinheiro, Thiago T. Guimarães, Narahyana B. Araújo, Sidarta Ribeiro & Andréa C. Deslandes - 2016 - Frontiers in Psychology 7.
  9.  13
    Entrevista Com Professoras(Es) de Filosofia Do Ensino Fundamental Do Ceará.Jocilaine Moreira Batista do Vale, Mario Jonny de Castro Cunha, Syssa Adley Rodrigues Monteiro, Fabiana Martins Tôrres, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):348-359.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS(ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CEARÁCom: Jocilaine Moreira Batista do Vale, Mario Jonny de Castro Cunha, Syssa AdleyRodrigues Monteiro, Fabiana Martins TôrresPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lim.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  9
    Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador.Silvana Ventorim, Marlene de Fâatima Cararo Pires, Edna Castro de Oliveira & Moacir Gadotti (eds.) - 2000 - Vitória, ES: EDUFES.
  11.  16
    O Apelo à Subjetividade e a Crítica da Ciência Jurídica em Luis Alberto Warat.Paulo Sergio Weyl Albuquerque Costa & Nathalia Karollin Cunha Peixoto De Souza - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente trabalho objetiva fazer uma análise sobre algumas das principais temáticas elaboradas pelo pensador argentino Luis Alberto Warat, quais sejam: o antropofagismo waratiano, o reencontro com a subjetividade perdida e a carnavalização. Para isso, analisou- se uma das obras mais caras do pensamento waratiano: A ciência jurídica e seus dois maridos. Buscou-se através da análise empreendida, elaborar uma crítica sobre paradigmas tradicionais de ciência, incluindo aqui, a própria Ciência do Direito. Sobreleva-se o caráter de indisciplina das atividades artístico-literárias para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica.Sandro de Castro Pitano, Danilo Romeu Streck & Cheron Zanini Moretti (eds.) - 2019 - Curitiba, PR: Appris Editora.
    O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de escritos de Freire desde o final dos anos de 1950, até as obras publicadas postumamente. Como resultado, elenca e analisa no formato de verbetes 501 presenças identificadas nos seus livros, incluindo autores e autoras, instituições, pessoas, lugares (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Problematizando Referências Para a Educação Popular.Sandro de Castro Pitano - 2017 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 28:104-119.
    Resultado de uma investigação bibliográfica, o artigo promove aproximações e evidencia afastamentos entre Paulo Freire e Jürgen Habermas, dedicando especial ênfase ao possível impacto de suas ideias para os propósitos da práxis educativa na concepção popular. As conclusões enfatizam a fragilidade da proposta habermasiana e destacam a maior consistência da perspectiva freireana na luta contra a opressão social.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  11
    Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica.Paulo Alexandre E. Castro - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):237-254.
    Johann Gottfried Herder, like his contemporaries, reflected on language and in 1772 published the Treatise on the Origin of Language, which in the previous year had earned the distinction of the Berlin Academy for best essay. However, even today, much of his thought is unknown, ignoring the fact that some of the modern approaches of contemporary philosophy, philosophical anthropology or even sociobiology are already stated there, namely in the narratives resulting from the enunciation of the four natural laws. More than (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  6
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Formação Do Estado Democrático de Direito e as Deformações a Partir Das Fake News.Pedro Ygor Café Paes Lira, Diego Henrique Barros Melo, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antônio Tancredo P. da Silva, Anderson de Alencar Menezes & Vitor Gomes da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:14-37.
    A evolução dos meios de comunicação propiciou um massivo fluxo informacional, trazendo consigo alguns entraves. O fenômeno das fake news é produto dessa mudança na sociedade, afetando de diversas formas a vida das pessoas e inclusive a possibilidade de uma escolha plena e livre de influências, sua liberdade de expressão, pensamento e informação. Nesse contexto, este evento se torna gravoso para o nosso Estado Democrático, na medida que influencia o comportamento, as escolhas políticas, a conduta social e a solidez da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  36
    Interiorizar “Jesus Cristo”: Programa narrativo-biográfico de D. Luciano Mendes de Almeida (Internalizing “Jesus Christ”: The biographical narrative program on D. Luciano Mendes de Almeida) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p959. [REVIEW]Virgínia Albuquerque de Castro Buarque - 2012 - Horizonte 10 (27):959-982.
    Este artigo tem como propósito reconstituir o sentido conferido por D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), bispo-auxiliar de São Paulo e arcebispo de Mariana, secretário e presidente da CNBB além de vice-presidente do CELAM, à sua própria trajetória biográfica. Verifica-se que, se cotejada com balizas culturais contemporâneas, tal configuração de si porta contornos aparentemente paradoxais: ao invés de fortalecer uma identidade pessoal, ela pressupõe uma dinâmica antropológico-religiosa de autoesvaziamento, concomitante a uma atuação mediadora em prol de relações ternárias entre (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    O Conceito de “Subst'ncia” na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles / The concept of substance in Metaphysics and Categories of Aristotle.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020005.
    Resumo: Procurar analisar um conceito como o de Substância é, por si mesmo, entrar no coração da metafísica. Quando este conceito se situa no Corpus Aristotelicum a tarefa ganha outra dimensão pois implica uma leitura conjunta das suas obras principais, a saber, As Categorias e a Metafísica. Tal leitura conjunta levanta desde logo vários problemas: a autenticidade, a articulação entre os seus próprios livros, e sobretudo, a questão fundamental: se é possível fazer uma tal leitura. O propósito do nosso ensaio (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Fenomenologia e Estética Comparativa:antropometrias e (in)visibilidades nos Corpus. Para um diálogo entre Yves Klein e Merleau-Ponty.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):485-509.
    Este ensaio estabelece uma comparação estética e fenomenológica entre os pensamentos de Yves-Klein e Merleau-Ponty. Se o pintor materializou as suas reflexões e concepções em obra pictórica, o fenomenólogo francês dissertou na escrita filosófica o resultado da sua reflexão. Da análise conjunta entre um e outro resulta esta fenomenologia e estética comparativa que apresenta alguns conceitos fundamentais que alimentaram essas reflexões, tais como a visibilidade, o corpo, o mundo. Assim, para além dessa comparação, este ensaio viabiliza o diálogo entre ambos.Palavras-chave: (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Os índios do Ceará na Revolução Pernambucana de 1817.João Paulo Peixoto Costa - 2017 - Dialogos 21 (3):39-50.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Alienação e Escravatura a Partir de 'Precious' ou aquilo que não queremos ver.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Cine-Clube de Avanca (ed.), Avanca Cinema. Cine-Clube de Avanca. pp. 66-71.
    Abstract: Alienation and slavery from Precious or what we don't want to see. It is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Phillip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.
    Pretendemos com este ensaio fazer uma bordagem à filosofia fenomenológica da linguagem de Heidegger; abordagem que procura realizar, senão mesmo justificar, isso mesmo que subjaz a uma linguagem que é doação, que é fazer vir à presença aquilo que é nomeado. Mas linguagem tem um sentido mais lato que não apenas fala ou falado. Linguagem como ‘dizer’. Um ‘dizer’ que se escuta para lá do simples dito, para lá de qualquer modo de ser do dasein (autêntico ou inautêntico), para lá (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O retorno do trágico em "Assim falava Zaratustra".Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):137-149.
    O presente artigo pretende abordar o conceito de trágico, entendido como elemento principal ou elemento orquestrador do projecto nietzschiano em busca de uma determinação para uma nova forma de existência estética. Objectivo do autor é, pois, em primeiro lugar, explicitar o sentido da nova existência estética tal como Nietzsche, pela mão de Zaratustra, imputa à figura do Übermensch, o qual estabelece um projecto de justificação estética; em segundo lugar, trata-se de mostrar que o conceito de 'trágico'está estreitamente relacionado com o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    La nomadología de Deleuze-Guattari.Paulo Domenech Oneto & Carolina Villada Castro - 2017 - Escritos 25 (54):243-261.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Alain Badiou y Pablo de Tarso como militante. Comentario sobre una lectura política del apóstol.Roberto Lobos Villaseca, Armando Trelles-Castro & Sol Simunic Vergara - 2023 - Res Pública. Revista de Historia de Las Ideas Políticas 26 (3):351-357.
    Nuestro trabajo se propone presentar el pensamiento paulino trabajado por Alain Badiou en San Pablo: La fundación del universalismo. Intentaremos clarificar las posiciones que toma Badiou en torno a la figura del apóstol. Consideramos que, explicitando las lecturas del autor en cuestión, es posible tejer puentes para la discusión en el campo de la teología política. Entendemos la lectura de Badiou como una lectura filosófica política, que busca dialogar con una comunidad política. Pablo, en Badiou, es presentado como «un teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    Volpi, Franco. O niilismo. São Paulo: Edições loyola, 1999. Isbn: 85-15-01931-0.Cláudia Bhrenna Falcão Castro - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):60-62.
    Franco Volpi foi um filósofo italiano e professor de História da Filosofia da Universidade de Pádua. Também lecionou em universidades da Europa, Canadá e América Latina. Publicou obras como “Heidegger e Brentano”, “O Renascimento da Filosofia Prática na Alemanha”, “Heidegger e Aristóteles”, “Dicionário de Trabalhos Filosóficos”, entre outros.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Paulo de Tarso e a Dialética da Lei: Algumas Considerações Filosóficas.Fábio Caires Correia & Oneide Perius - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):597.
    Resumo: Na filosofia contemporânea acompanhamos um amplo movimento de retorno às fontes paulinas. Especialmente no sentido de buscar sustentação e inspiração para um projeto de crítica do poder e crítica do nomos estruturador da realidade excludente, violenta e injusta. A partir das reflexões de Jacob Taubes, Giorgio Agamben e Franz Hinkelammert, o presente estudo pretende acompanhar os traços fundamentais desta renovada hermenêutica, tomando o papel da lei no corpus paulinum como fio condutor da argumentação. Ao situar Paulo de (...) no horizonte do judaísmo da diáspora, no qual o messianismo assume características próprias e importância fundamental, o objetivo será o de mostrar como este conjunto de leituras pretende evidenciar o núcleo político de suas cartas. Palavras-Chave: Paulo de Tarso. Lei. Tempo Messiânico. Crítica. Judaísmo. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Análise de 1 Coríntios 2,1-5: Paulo de Tarso Em Comparação Com Os Estoicos Sobre “Sabedoria”.Diogo da Luz - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 38.
    Neste artigo elaboramos um estudo exegético de 1Coríntios 2,1-5 com o objetivo de cotejar com a visão estoica de sabedoria. Na perícope em questão, assim como no contexto de 1 Coríntios, Paulo torna explícita sua defesa de superação do ideal de sabedoria, pois defende que esta ainda se encontra no nível humano, não divino. Ao fazer isso, o apóstolo se opõe a uma das principais linhas filosóficas de sua época, o estoicismo, uma vez que os estoicos têm por finalidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    On the quantum principles of cognitive learning.Alexandre de Castro - 2013 - Behavioral and Brain Sciences 36 (3):281-282.
    Pothos & Busemeyer's (P&B's) query about whether quantum probability can provide a foundation for the cognitive modeling embodies so many underlying implications that the subject is far from exhausted. In this brief commentary, however, I suggest that the conceptual thresholds of the meaningful learning give rise to a typical Boltzmann's weighting measure, which indicates astatistical verisimilitudeof quantum behavior in the human cognitive ensemble.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  30.  1
    Corpo e existência.Dagmar Silva Pinto de Castro (ed.) - 2003 - São Bernardo do Campo, SP, Brasil: FENPEC/UMESP-SOBRAPHE.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  19
    A Mulher Negra No Brasil.Francisco Anderson de Castro, Palloma Valéria Macedo de Miranda & Fábio Abreu dos Passos - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):198-220.
    Este estudo tem como objetivo geral discorrer de forma sucinta e crítica sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas negras, em especial as mulheres, na sociedade brasileira. E como objetivos específicos, analisar, a partir da concepção do feminismo, as problemáticas que englobam o racismo, sexismo, democracia racial, estética do racismo e como estes também acabam servindo de base para o justificar o epistemicídio da intelectualidade negra feminina, no qual esses desafios são herdados de opressões do colonialismo imposto ao território brasileiro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A arte de administrar a pobreza.Sérgio França Adorno de Abreu E. Myriam M. Pugliese de Castro - 1987 - In Italo Tronca (ed.), Foucault vivo. Campinas, SP: Pontes Editores.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A interação ensino-serviço como estratégia na formação em saúde.Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha E. Luís César de Castro - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    O médico político, ou, Tratado sobre os deveres médico-políticos.Rodrigo de Castro - 2011 - Lisboa: Colibri. Edited by Adelino Cardoso.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Cannibal Metaphysics.Eduardo Viveiros de Castro - 2014 - Univ of Minnesota Press.
    The iconoclastic Brazilian anthropologist and theoretician Eduardo Viveiros de Castro, well known in his discipline for helping initiate its “ontological turn,” offers a vision of anthropology as “the practice of the permanent decolonization of thought.” After showing that Amazonian and other Amerindian groups inhabit a radically different conceptual universe than ours—in which nature and culture, human and nonhuman, subject and object are conceived in terms that reverse our own—he presents the case for anthropology as the study of such “other” (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   31 citations  
  36.  11
    Pintura, história da arte e cultura.Rosa Gabriella De Castro Gonçalves - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    Este artigo tem por objetivo investigar como Michel Foucault e Roland Barthes analisaram a obra dos pintores Édouard Manet e Cy Twombly guiados pela idéia de que, na modernidade, a obra de arte não pode mais ser interpretada meramente como a expressão da subjetividade de seu autor e, sim, em virtude da relação que ela mantém com a cultura e com a história da arte anterior a ela, bem como o de avaliar o quanto esta abordagem se aproxima do formalismo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  55
    Exchanging Perspectives.Eduardo Viveiros de Castro - 2019 - Common Knowledge 25 (1-3):21-42.
    Originally published in 2004 in the Common Knowledge symposium “Talking Peace with Gods,” this article elaborates the nature and consequences of the perspectivist cosmologies of Amerindian societies. Contemporary Western cosmologies regard humans as ex-animals who became differentiated from other nonhuman species through the acquisition of advanced cognitive capacities. Amerindian cultures, by contrast, regard animals as ex-humans who became differentiated from both modern humans and other animal species via a series of physical adaptations. Underneath these physical differences, both humans and nonhumans (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  38.  72
    Exchanging perspectives.Eduardo Viveiros de Castro - 2004 - Common Knowledge 10 (3):463-484.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   24 citations  
  39.  33
    Age Matters but it should not be Used to Discriminate Against the Elderly in Allocating Scarce Resources in the Context of COVID-19.Leniza de Castro-Hamoy & Leonardo D. de Castro - 2020 - Asian Bioethics Review 12 (3):331-340.
    A patient’s age serves as a very useful guide to physicians in deciding what disease manifestations to anticipate, what treatment to offer for certain conditions, and how to prepare for possible emergencies. In the context of the COVID-19 pandemic, determining treatment options on the basis of a patient’s chronological age can easily give rise to unjustified discrimination. This is of particular significance in situations where the allocation of scarce critical care resources could have a direct impact on who will live (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  40. Commodification and exploitation: arguments in favour of compensated organ donation.L. D. de Castro - 2003 - Journal of Medical Ethics 29 (3):142-146.
    This paper takes the view that compensated donation and altruism are not incompatible. In particular, it holds that the arguments against giving compensation stand on weak rational grounds: the charge that compensation fosters “commodification” has neither been specific enough to account for different types of monetary transactions nor sufficiently grounded in reality to be rationally convincing; although altruism is commendable, organ donors should not be compelled to act purely on the basis of altruistic motivations, especially if there are good reasons (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  41.  67
    Zeno and the art of anthropology of lies, beliefs, paradoxes, and other truths.Eduardo Viveiros de Castro - 2011 - Common Knowledge 17 (1):128-145.
    The article assumes that the expression “comparative relativism”—the title of the Common Knowledge symposium in which the essay appears—is neither tautological nor oxymoronic. Rather, the author construes the term as an apt synthetic characterization of anthropology and illustrates that idea by means of four quotations, taken from authors as different as Richard Rorty and David Schneider, Marcel Mauss and Henri Michaux. The quotations can be said to “exemplify” anthropology in terms that are interestingly (and diversely) restrictive: some of them amount (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  42.  18
    Paleodemografía y biología de los homínidos del Pleistoceno Medio de Europa. El caso de la Sima de los Huesos de Atapuerca.José María Bermúdez de Castro - 1998 - Arbor 161 (635-636):215-234.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  27
    Meditation has stronger relationships with mindfulness, kundalini, and mystical experiences than yoga or prayer.John M. de Castro - 2015 - Consciousness and Cognition 35 (C):115-127.
  44. Jogos de linguagem e neodocumentalismo.Sergio de Castro Martins - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6935.
    O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e configurações do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    International Development and Human Aid: Principles, Norms and Institutions for the Global Sphere.Paulo Barcelos & Gabriele De Angelis (eds.) - 2016 - Edinburgh University Press.
    These 8 essays mirror and expand the complexity of contemporary discussions on cosmopolitanism and global justice, focusing on a normative study of the global institutional order with suggestions of direct ways to reform it. They assess schemes of worldwide distributive justice and the mechanisms required to discharge the global duties that the theories establish.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    The pre-reflexive presence of the other and the being-for-the-other as a third ecstasis in Sartre’s phenomenological ontology.Fabio Caprio Leite de Castro - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 31:19-28.
    Este artículo presenta una interpretación del ser-para-otro en la ontología fenomenológica de Sartre. A partir de un análisis contextual de la fenomenología de la mirada en El ser y la nada, formulamos el problema del ser-para-otro como tercera ek-stasis. Si admitimos que el ser-para-otro surge de una profundización de la segunda ek-stasis (reflexión) y que, por tanto, está siempre condicionado por ella, corremos el riesgo de caer en la ilusión de la primacía del ser-para-sí. En oposición a esta interpretación, presentamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Is there an Asian Bioethics?Leonardo D. De Castro - 1999 - Bioethics 13 (3-4):227-235.
    Is there an Asian Bioethics? Some people might consider it blasphemous even to ask this question. But this paper asks it not so much to seek an answer as to clarify what it could actually mean. The idea is to sort out the presuppositions and possible implications of asserting the existence of an Asian bioethics. In the end, this paper makes the following points: (1) In the attempt to assert an Asian identity, one must be careful not to commit the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  48. El cuerpo de la geografía: documento de consulta para las Cátedras de Geografía Humana y Problemática de la Ciencia Geográfica de la Universidad Nacional de San Juan.Susana Aneas de Castro - 1985 - San Juan, República Argentina: Universidad Nacional de San Juan, Facultad de Filosofia, Humanidades y Artes. Edited by Jorge Amancio Pickenhayn.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  22
    Exploitation in the use of human subjects for medical experimentation: A re-examination of basic issues.Leonardo D. de Castro - 1995 - Bioethics 9 (3):259–268.
    Relatively subtle forms of exploitation of human subjects may arise from the inefficiency or incompetence of a researcher, from the existence of a power imbalance between principal and subject, or from the uneven distribution of research risks among various segments of the population. A powerful and knowledgeable person (or institution) may perpetrate the exploitation of an unempowered and ignorant individual even without intending to. There is an ethical burden on the former to protect the interests of the vulnerable. Excessive or (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  50.  11
    Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber.Dannyel Teles de Castro & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):83-112.
    Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil – Código de Financiamento 001 Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber Resumo: O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a necessidade de compreender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991